Estudos Biblicos

Métodos de Estudo da Bíblia

“Pressuposições teológicas não se constituem doutrinas bíblicas. Mas toda boa pressuposição teológica tem bons fundamentos bíblicos”.

INTRODUÇÃO

Nesta lição, vamos conhecer aqueles que são considerados os principais métodos de estudo da Bíblia. Quando se fala de estudo bíblico por métodos, logo, estamos falando automaticamente de um estudo que deverá ser sistemático e metódico, isto é, continuado, contínuo e com ordem. Muitos cristãos, talvez a maioria, sequer saibam que existam métodos de estudo da Bíblia. Daí fazerem um mau aproveitamento do que a Bíblia oferece a nós. Estes métodos de estudo da Bíblia tem por objetivo facilitar o aprendizado e a assimilação das doutrinas contidas na Bíblia, dos relatos históricos, etc., eles abrangem a Bíblia na sua totalidade, isto é, podem ser usados para estudar a Bíblia em toda a sua extensão. Toda a Bíblia pode ser alcançada no estudo bíblico por métodos. Quando dizemos aqui que “toda a Bíblia pode ser alcançada” não estamos com isso afirmando que podemos esgotar a Bíblia, pois reconhecemos que em verdade a Bíblia, como Palavra de Deus, é infinita, inesgotável, ilimitada! O que queremos dizer com isso é que podemos alcançar todas as áreas que a Bíblia nos oferece em todo o conjunto dos seus 66 livros: doutrinas, histórias, profecia e assim por diante. Passaremos a estudar os principais e mais universalmente aceitos métodos de estudo da Bíblia:

 

MÉTODOS DE ESTUDO DA BÍBLIA

Cada método tem o seu valor e dá a sua contribuição específica para o estudante da Bíblia, por isso deve o estudante da Palavra de Deus conhecer os principais métodos de estudo bíblico e aplicá-los em seu contato com as Sagradas Escrituras.

 

O Método Sintético

A palavra “sintético” vem de “síntese”. Uma síntese nada mais é do que um “resumo”. O estudo sintético da Bíblia irá apresentá-la ao estudante numa visão panorâmica, em que não se enxerga os detalhes (isso se conhecerá depois), mas se tem uma noção geral da Bíblia Sagrada.

Ao se aplicar o método sintético no estudo dos livros da Bíblia, procura-se uma noção geral de cada livro, considerando autoria, as principais divisões do livro em estudo, o objetivo geral do livro em análise e assim por diante. Não se preocupa primeiro com a interpretação do livro, mas com a totalidade do livro. O método sintético é um estudo amplo e global de um livro da Bíblia, considerando o que toda a divina revelação fala sobre ele.

Valtencir Alves anota que:

O método sintético de estudo bíblico aborda cada livro da Bíblia como unidade, e procura entender o seu sentido como um todo. Não se interessa pelos pormenores, mas pelo escopo global do livro. Com o método analítico analisamos o texto através de um microscópio. Com o método sintético, analisamos o texto através de um telescópio. O que o escritor, movido pelo Espírito Santo, tinha em mente quando escreveu? Qual é o pensamento chave e a idéia principal do livro? Como atinge ele o seu objetivo? São desta espécie as questões relevantes para o método sintético1.

O mesmo autor acentua ainda oito regras para o estudo através do método sintético:

1 – Leia o livro ou a carta atentamente e sem interrupções.

2 – Leia pela segunda vez, anotando as observações.

3 – Descubra a autoria, a data em que foi escrito, onde foi escrito, para quem foi escrito e por quem foi escrito.

4 – Veja o pano de fundo, em que circunstâncias a carta ou livro foi escrito.

5 – Qual era o objetivo da carta?

6 – Qual era o momento histórico?

7 – Descreva a visão panorâmica.

8 – Faça um esboço.

 

O Método Analítico

A palavra “analítico” vem de “análise” e significa “que procede por análise”. De fato, o método analítico de estudo da Bíblia procede por análise, isto é, por uma investigação

mais acurada do texto bíblico, procurando assim os detalhes que compõe o livro ou a seção que se está estudando.

Mais uma vez cito Valtencir Alves:

Trata-se do exame cuidadoso do capítulo ou passagem bíblica em foco. Analisar a Bíblia é estudar o objeto do capítulo ou passagem bíblica em seus pormenores, tendo o cuidado de anotar até os mais minúsculos aspectos, é este o objetivo do estudo analítico da Bíblia. Com ele procuramos examinar cuidadosa e completamente uma passagem bíblica. O propósito é compreender o que o hagiógrafo tinha em mente quando escreveu àqueles a quem se dirigia. Na abordagem analítica se estuda o conteúdo de cada livro. O estudo analítico da Bíblia é o momento exaustivo do estudo da santa Palavra de Deus. É fundamental para o completo conhecimento da Palavra de Deus, permitindo ao discente deparar-se com o porquê o escritor disse o que disse do modo como disse. O objetivo deste método é reconstruir tão claramente quanto possível o pensamento original do autor. Este método examina tudo como por um microscópio. Usando a ilustração de uma biblioteca, na abordagem analítica você estuda o conteúdo de cada livro.

Regras Para Método Analítico

01 – Leia a passagem cuidadosamente (03 vezes).

02 – Bombardeia a passagem com perguntas como: Quem? Quê? Onde? Quando? Por quê? Como?

03 – Anote as palavras chave.

04 – Escreva o que não compreende acerca do texto e especifique.

05 – Descubra o pensamento-chave de cada versículo.

06 – Delimite os assuntos que o pensamento chave esta expressando.

07 – Faça um sumário destes assuntos.

08 – Descubra a idéia eixo dos resultados acima.

09 – Destile esta idéia em uma sentença.

10 – Dê um título para o texto2.

 

O Método Temático

Este é o método de estudo bíblico que “persegue” os assuntos contidos na Bíblia. Como o próprio nome sugere, este método se preocupa com os “temas” apresentados pelas Escrituras. O primeiro passo a ser dado no uso deste método, evidentemente, é ter um tema em mente. A seguir o estudante deverá procurar o máximo possível de referências bíblicas relacionadas ao tema que se está estudando. Tomemos como exemplo um assunto teológico – escatologia, a doutrina das últimas coisas – o estudante logo haverá de constatar que este tema que é inerentemente profético, chega a ocupar livros inteiros da Bíblia, como Daniel e Apocalipse e também capítulos inteiros, como Mateus 24, Marcos 13 e Ezequiel 37, como também capítulos quase inteiros, como Lucas 21 e 1 Tessalonicenses 4 e 5. Nesse método, usa-se muito a

referenciação bíblica, relacionando os textos e permitindo que a Bíblia explique a si mesma. O tema vai sendo “construído” aos poucos com aquilo que a Bíblia já te antemão revela ao leitor sobre aquele determinado assunto.

 

O Método Biográfico

Este método, como depreendemos do próprio nome, analisa os personagens bíblicos, isto é, as biografias contidas nas Sagradas Escrituras. Muito temos a aprender com os grandes homens e mulheres de Deus da Bíblia. O método biográfico explora os acertos e também os erros desses personagens do passado. Nas palavras de Paulo, “… tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança” (Rm 15.4). Utilizando este método, o hermeneuta haverá de considerar algumas informações fundamentais pertinentes ao personagem que se está estudando:

1) Sua origem (ambiente em que vivia, cultura, o tempo, etc.)

2) Sua família

3) Seu chamado vocacional por Deus (por exemplo, Abraão – At 7.4 e Gn 12.1-3)

4) Sua trajetória de vida com Deus

5) Suas andanças

6) Seu perfil pessoal

7) Suas atitudes que agradaram a Deus (por exemplo, Gideão, quando o Senhor lhe diz: “O Senhor é contigo, homem valente” [Jz 6.12] – afinal, porque o Senhor fez essa afirmação à ele?)

8) Seus fracassos pessoais (por exemplo, Davi, em seu fracasso com Bate-Seba, num relacionamento adúltero e depois no assassinato de Urias, esposo de Bate-Seba).

 

Método Indutivo

Examinam-se os pormenores da Palavra, para serem tiradas conclusões, e formarem-se ideias. Aqui é preciso ter muito cuidado com a eisegese. A eisegese consiste no ato do leitor ir para a Bíblia com as suas próprias conclusões já pré-concebidas e procurar na Palavra de Deus apoio para suas próprias conclusões. O teólogo Esdras Costa Bentho explica melhor:

 

Enquanto a exegese consiste em extrair o significado de um texto qualquer, mediante legítimos métodos de interpretação, a eisegese consiste em injetar em um texto, alguma coisa que o intérprete quer que esteja ali, mas que na verdade não faz parte do mesmo. Em última instância, quem usa a eisegese força o texto mediante várias manipulações, fazendo com que uma passagem diga o que não se acha lá […] Formas pelas quais o intérprete pratica a eisegese: 1) quando força o texto a dizer o que não diz […] 2) Quando ignora o contexto, sob pretexto ideológico […] 3) Quando ignora a mensagem e o propósito principal do livro […] 4) Quando não esclarece um texto à luz de outro […] 5) Quando põe a “revelação”

acima da mensagem revelada […] 6) Quando está comprometido com um sistema ou ideologia”3.

 

Método Dedutivo

O estudante aproxima-se do texto bíblico com ideias e conceitos formados de antemão, e procura nele apoio para essas ideias. O estudante começa a partir de uma idéia e procura apoio para ela na Palavra de Deus. Este método é legítimo desde que seja feito em constante comparação com o que a Bíblia diz e que não fira a correta exegese do texto bíblico. É importante ressaltar que o estudo dedutivo da Bíblia precisa ser acompanhado do estudo indutivo – os dois se complementam no trabalho hermenêutico.

 

CONCLUSÃO

Procure sempre se apropriar no estudo das Sagradas Escrituras dos métodos de estudo bíblicos. Eles são como “ferramentas” que o hermeneuta tem à sua disposição para conhecer mais profundamente a Palavra de Deus com as sua nuances. Procure inclusive combinar os métodos, o que é perfeitamente possível e adequado para se extrair o máximo possível das riquezas que a Bíblia nos oferece.

Tags

129 Comments

  1. Hmm is anyone else having problems with the pictures on this blog
    loading? I’m trying to find out if its a problem on my end
    or if it’s the blog. Any suggestions would
    be greatly appreciated.

  2. It’s a pity you don’t have a donate button! I’d definitely donate
    to this fantastic blog! I guess for now
    i’ll settle for bookmarking and adding your RSS feed to my Google account.

    I look forward to brand new updates and will talk about this
    website with my Facebook group. Chat soon!

  3. I will right away grab your rss as I can’t to find your email subscription hyperlink or e-newsletter service.
    Do you’ve any? Kindly allow me recognize in order that I could subscribe.

    Thanks.

  4. Hi there, i read your blog occasionally and i own a similar one and i was just wondering if you get a lot of spam feedback?
    If so how do you reduce it, any plugin or anything you
    can recommend? I get so much lately it’s driving me insane so any
    support is very much appreciated.

  5. Appreciating the dedication you put into your blog and in depth information you
    offer. It’s great to come across a blog every once in a while that isn’t the same out of
    date rehashed material. Great read! I’ve saved your site and
    I’m adding your RSS feeds to my Google account.
    cheap flights http://1704milesapart.tumblr.com/ cheap flights

  6. I’m really enjoying the design and layout of your website.
    It’s a very easy on the eyes which makes it much more pleasant for
    me to come here and visit more often. Did you hire out a developer
    to create your theme? Excellent work! ps4 https://j.mp/3nkdKIi ps4

  7. Thank you, I have recently been searching for information about this subject for
    ages and yours is the greatest I have discovered till now.
    However, what concerning the conclusion? Are you positive concerning
    the supply? scoliosis surgery https://0401mm.tumblr.com/ scoliosis surgery

  8. Hi there! Would you mind if I share your blog with my twitter group?
    There’s a lot of folks that I think would really enjoy your content.
    Please let me know. Many thanks

  9. Undeniably believe that which you stated. Your favorite reason seemed to be on the web the simplest
    thing to be aware of. I say to you, I certainly get irked while people consider worries that they just
    do not know about. You managed to hit the nail upon the top and also defined out the whole
    thing without having side-effects , people could take a signal.
    Will likely be back to get more. Thanks

  10. Australians are quite the prolific bettors. Roughly 39% of the population are regular gamblers. Around 76% prefer lotteries, 21% electronic gaming machines (EGMs), and 22% spend their money on instant scratch tickets. Online casino gambling in Australia is equally popular. Some of the best crypto casino in Australia have kept up with the latest trends and are using crypto as a viable currency for secure transactions. Data shows that Bitcoin comprises 42% of the total value of the crypto coins in the region. http://divincilife.com/community/profile/charlicorbin219/ Those people online betting in India are able to take advantage of foreign-based online bookmakers, with many now accepting wagers in Rupees. Meanwhile, major bookmakers are licensed and legal betting sites in the countries from which they operate, meaning that Indian punters are able to take advantage of them too. However, it is hugely important to register with a reputable bookmaker, that holds a valid license for customers in India. There are additional laws when it comes to income tax in India, with any winnings being subject to a 30% rate.

  11. My brother recommended I might like this web site. He was totally right. This post actually made my day. You can not imagine simply how much time I had spent for this info! Thanks!|

  12. Wow that was odd. I just wrote an really long comment but after I clicked submit my comment didn’t show up. Grrrr… well I’m not writing all that over again. Regardless, just wanted to say wonderful blog!|

  13. It’s time to play the Feud! Enjoy this official Family Feud game for free. Explore these all-pink categories of girl’s games and find the latest and most popular ones. Have fun playing these awesome games for girls! Offering free online girls browser game entertainment. A girl browser game is fun, we recommend you play one today. When you are ready to play nice, dig these seriously sweet girl games. Turn the cute dial to outrageous and get your glam on! This is Jeopardy! Play the official Jeopardy! game for free. Our homepage displays the most played games as well as the newcomers. If you want to check the complete list just click on the name of the block, for example: most played or new free online games. TikTok Trends Color Block Wij begrijpen dat het belangrijk is dat minderjarigen op een veilige manier gebruik maken van het internet. We beschouwen het ook als onze verantwoordelijkheid om de website kindvriendelijk te maken en inhoud te tonen die bij jouw leeftijdsgroep past. Als je aangeeft dat je nog geen 18 jaar of ouder bent, zal je daarom automatisch geen advertenties te zien krijgen die bedoeld zijn voor een oudere doelgroep.
    http://riveretgv764319.bligblogging.com/9251675/creisi-games
    In the 80s, if you wanted to play a game with your friend, you simply had to wait your turn. When the 90s came along, friends and siblings could enjoy playing at the same time. Technology is developing and for one smartphone you can find games that allow two players to do the same thing at once. For example, you used to play chess, backgammon or even tic-tac-toe with your friends in real life. Keep in mind, I’m going with games that can be played online, but not all of these are free. I get that you might not want to spend money on a game you’re only going to be investing time in for a brief period, but some of these games are too good to pass up. Play 1 vs 1 robot battles in epic arenas. Battle against your friend or computer in the exclusive challenge mode. Try to coll…

  14. Hi there! This post could not be written any better!

    Reading through this post reminds me of my old room mate!
    He always kept talking about this. I will forward this page to him.

    Fairly certain he will have a good read. Many
    thanks for sharing!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker