DestaqueEstudos Biblicos

Aproveitando as oportunidades

Texto Bíblico:  Bartimeu – (Mc 10.46-52).

Grandes oportunidades sempre vêm acompanhadas de grandes dificuldades e muitos perdem oportunidades únicas, por olharem somente para as dificuldades.

 

– O texto de Marcos 10.46-52 trata da história do cego Bartimeu, um mendigo que vivia à margem da sociedade.

– Me chama a atenção à ousadia de Bartimeu que com todas as dificuldades, não perdeu a chance, a oportunidade que teve ao Jesus passar por Jericó.

– Aquela era a única oportunidade que Bartimeu tinha para chamar a atenção de Jesus, por que foi a última vez que o Mestre passou em Jericó. Depois, Ele seguiu para Jerusalém, onde foi crucificado. Bartimeu não perde a chance que tem.

 

Podemos aprender algumas lições com o Bartimeu:

  • 1º Lição: Aproveitar a oportunidade em meio às limitações. vv. 46-47.

– Bartimeu era limitado fisicamente, ele era cego.

– Mas ele usa o que tem de bom para aproveitar a oportunidade de falar com Jesus. O texto nos relata que ele ouviu que era Jesus que passava, e gritou: “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim”.

– Bartimeu era limitado socialmente, ele era mendigo.

– Vivia à margem, era excluído, e o texto nos diz que Ele estava à beira do caminho, fora da cidade.

– Quantas pessoas têm perdido a grande oportunidade, por colocar as suas limitações acima das suas possibilidades, pessoas que se dão por vencidas antes de começar a lutar.

– Bartimeu encara e vence suas limitações.

Bartimeu venceu as lutas internas, suas limitações (pessoais), precisou vencer também as lutas externas.

 

  • 2º Lição: Aproveitar a oportunidade em meio a obstáculos. vv. 48.

– O texto nos diz que as pessoas (multidão) mandam o Bartimeu se calar e ele tem um grande obstáculo a ser vencido: As pessoas que o atrapalhavam de chegar ao seu objetivo, que era Jesus escutar o seu clamor (grito).

– Ele está concentrado no seu objetivo e mesmo todos mandando que se calasse, mais Ele clamava (gritava). Ele consegue vencer o obstáculo que era a multidão.

– Mas o texto também nos diz que Jesus saía da cidade de Jericó. Jesus não estava parado, mas caminhando. Bartimeu tem outro obstáculo que é o tempo, ele não pode se

distrair com nada em sua volta, não pode perder tempo, por que Jesus seguia o seu trajeto.

– Precisamos vencer os obstáculos externos, pessoas que tentam nos intimidar, nos amedrontar, fazer nos sentir incapazes. Pessoas com palavras de derrota, pessimistas, precisamos estar focados no nosso objetivo, na oportunidade que temos de conquistar.

– Não podemos parar no meio do caminho, não podemos perder tempo, não desfaleçamos, mas prossigamos para o alvo.

Que possamos aprender com Bartimeu a aproveitar as oportunidades.

 

Conclusão.

– Bartimeu venceu as limitações, os obstáculos e foi presenteado, com uma transformação completa.

– Sua vida de sofrimento, de mendigo, de exclusão fica para trás, quando ele joga fora a sua capa que representava o seu passado de miséria, quando Jesus o manda chamar.

– Jesus lhe pergunta: “Que queres que te faça?” Bartimeu responde: “Mestre, eu quero ver”. Sua vida presente é de conquista, por todo esforço, Bartimeu é recompensado com a cura.

– O texto finaliza dizendo que Bartimeu seguiu Jesus pelo caminho, e o futuro de Bartimeu estava seguro, pois ele permaneceu com Jesus.

 

Informação do Remetente:

Rudson Guimarães é Pastor Presidente da Assembleia de Deus Frutificar, em Santo Antonio – Vitória/ES. É Técnico em Administração, Bacharel em Teologia, Pós-Graduado em Gestão Integrada e aluno no Curso de Formação em Psicanálise Clínica.

rud.guimaraes@hotmail.com

Tags

Colaborador IDE

Usuários especial para pessoas que queiram compartilhar conteúdo em nossos sites e em nosso aplicativo. O conteúdo é avaliado e postado, colocar informações para contato pessoal é decisão do colaborador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker