Estudos Biblicos

Egito nunca mais

O Senhor lutará por vocês; tão somente acalmem-se”. Êxodo 14.14

A entrada do povo Hebreu no Egito, se deu quando José trouxe seu pai e sua família, para fugir da fome, ao todo desceram 70 almas para a terra do Egito. Após a morte de José e todos os seus irmãos, veio se levantar outro rei, um que não conhecia a José. Esse Faraó coloca maiorais de tributos para afligir o povo hebreu com suas cargas, estratégia usada pra parar o crescimento do povo, pois o próprio faraó admite que “o povo dos filhos de Israel cresciam é muito e mais poderoso do que todos nós. “(Êx.1,9).

 

  • O próprio faraó admite que o povo era forte e que não aguentariam contra eles, ele estava com medo!

O primeiro plano de faraó não da certo, pois o povo continuou crescendo e se fortificando. O segundo plano e estratégia de faraó, foi usar as parteiras das hebréias Sifrá e Puá para matar todos os recém nascidos meninos, mas elas temeram ao Senhor e não fizeram mal à nenhuma criança. Mais uma vez faraó teve os planos frustados. Então faraó ordena à todo o seu povo que matassem os recém nascidos, a partir de agora entra a história de Moisés, e há um contraste feito entre Moisés e Jesus, pois os dois nasceram em meio a uma matança, faraó manda matar os recém nascidos meninos, e no tempo de Cristo foi a vez de Herodes mandar matar os recém nascidos meninos, e a outra comparação é que Moisés foi usado por Deus para libertar o povo do Egito, logo Cristo foi o próprio libertador que nos liberta do pecado e deste mundo! A diferença está em que Moisés pecou, errou, a matar um egípcio, mas Cristo sempre manteve-se puro e Santo! Moisés não aceitou ver um hebreu apanhando e ainda matou um egípcio, foge para Midiã e casa-se com Zípora, e tem um filho chamado Gérson. Deus fala com Moisés através de uma sarça ardente, para falar com faraó e libertar o seu povo. Ele dúvida de suas capacidades, mas se esquece que, quem usa a pessoas é Deus! Moisés vai com Arão, e se cumpre o que Deus falou, faraó endurece o coração e, após as dez pragas faraó deixa o povo ir.

 

A vitória só veio depois de uma grande luta, pois só da valor a uma grande vitória quem passa por grandes lutas. Deus sempre esteve com o seu povo, de manhã com uma nuvem e de noite com coluna de fogo. E grandíssimos foram os livramentos que o povo recebeu, pois a poderosa mão do Senhor esteve com eles. E o povo nunca mais voltou para o Egito.

Tags

Colaborador IDE

Usuários especial para pessoas que queiram compartilhar conteúdo em nossos sites e em nosso aplicativo. O conteúdo é avaliado e postado, colocar informações para contato pessoal é decisão do colaborador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker