Estudos Biblicos

O livrinho trazido do céu

E fui ao anjo, dizendo-lhe: Dá-me o livrinho. E ele disse-me: Toma-o, e come-o, e ele fará amargo o teu ventre, mas na tua boca será doce como mel. apocalipse 10:9

João declara em apocalipse 1:9 que estava na ilha de Patmos (uma ilha vulcânica, que era colônia penal usado pelo governo romano). Nessa ilha, joão recebe de Deus varias revelações. João foi levado a ilha durante uma extrema perseguição iniciada pelo imperador Nero aos cristãos em 64 – 70 a.C;

 

João é arrebatado em espirito para que Deus lhe mostrasse suas revelações. Logo após, João de volta a terra, tem uma visão de um anjo forte, que tinha em suas mãos um livrinho aberto.

 

Existe característica do anjo que se assemelham às do próprio Cristo. Vejamos quais são elas:

 

  • Descia do céu vestido de nuvem: 

“[…] faz das nuvens o seu carro, anda sobre as asas do vento.” Salmos 104:3

“[…] e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; […] ” Daniel 7:13

 

  • O arco Celeste estava sobre sua cabeça:

Este mesmo arco simboliza a misericórdia de Deus. No capítulo 4 (quatro) de apocalipse faz menção a estes arco. E veremos em Gênesis 9: 12-15 que Deus faz um concerto e uma promessa à Noé.

 

  • O rosto era como o sol:

Faz menção similar a dá primeira visão de Cristo glorificado, denotando seu rosto brilhante como o sol.

 

  • Seus pés como coluna de fogo:

Similar ao brilho resplandecente de um latão reluzente visto na primeira revisão.

 

  • Pé direito sobre o mar e o esquerdo sobre a terra:

Indicia a força e autoridade sobre a besta e o falso profeta.

 

  • A voz que brama como um Leão:

O artigo “o”, faz menção a um Leão definido, ou seja, não foi qualquer Leão e sim “O Leão”. Vemos também que Jesus foi chamado como “O Leão da tribo de Judá” (um Leão especifico).

 

  • O seu clamor era confirmado pelos trovões:

O capitulo 4 de Apocalipse, Vimos que trovões saiam do trono de Deus.

Confirmando uma antiga crença de que os trovões e relâmpagos eram o soar da voz de Deus. Indo pelo mesmo pensamento, o bramar do anjo seguido de trovões indicam que tudo que foi falado pelo anjo, era confirmado por Deus. Indicando a mesma autoridade.

 

Portanto, é possível afirmar que o anjo seja uma representação de Cristo.

 

João registra essas visões na ordem cronológica das quais as recebeu. Em que, muitas retratam o mesmo acontecimento através de diferentes perspectivas. Entretanto, ele não fornece uma ordem cronológica na qual determinados fatos históricos devem acontecer (por exemplo, Jesus é glorificado no capitulo 5, seu nascimento é retratado no capitulo 12 e se interagem com sua igreja no capitulo 1). João registra uma serie de visões sucessivas e não acontecimentos sucessivos.

 

O livrinho trazido pelo anjo indica algo já revelado, pois o versículo 8 do capitulo 10 foi enfatizado que o livrinho está aberto na mão do anjo. Podendo ser interpretado como o evangelho a ser pregado.

João come o livrinho indicando que o evangelho trás resultado quando se está no interior.

 

Quando guardamos a palavra em nosso interior, ele nos molda, nos forme e nos da direção.

Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. Salmos 119:105

A palavra de Deus não é apenas um livro normativo ditando regras de cunho ético e moral, mas é a palavra que atinge a alma e o espírito refletindo nas atitudes e caráter do individuo, o transformando em um ser evoluído espiritualmente. A palavra é vida!

Tags

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker