Estudos BiblicosSe alimentando da Palavra

O escolhido do Senhor

Veremos no livro de êxodo o nascimento de um escolhido por Deus para marcar a história do povo de Israel.

Nascido em tempos de guerra, onde aflição e angústia reinava pelo nome do rei do Egito.
Moisés nasce em tempos difíceis mas Deus o escolhe desde o ventre da sua mãe para a realização de uma grande obra.

“Quando há no coração de Deus o desejo de levantar alguém, este alguém será colocado de pé em qualquer situação. O ungido não morre em meio a guerra, pois Deus os protege debaixo de suas mãos.”

 

Ta na hora, Moisés!

E tendo Moisés já crescido, não poderia ficar mais em sua terra. Pois começara a perseguição e o rei procurava o matar.

“Vai Moisés, o tempo já chegou. Você cresceu e não é filho de faraó”.

Moisés não tinha Faraó como seu pai. A Bíblia vai nos relatar que o mesmo tinha sido adotado depois que sua irmã o lançou no Rio e a filha de Faraó o encontrou.

Após ter ido embora, Moisés se debara com uma situação dentre os pastores e as filhas de um sacerdote de Midiã, a qual defendeu as varoas. Contudo, depois passou a morar com o sacerdote e casou-se com Zipora e foi gerado Gerson como filho.

Podemos observar que, em meio a momentos difíceis, Moisés se depara com um caminho para a porta que Deus o abrira. Ganhou uma família abençoada e uma vida mais tranquila até então.

 

Mas vendo Deus que devera levantar alguém para livrar o povo do Egito, pois os filhos de Israel clamaram e seu clamor subiu a Deus. O Todo Poderoso aparece para Moisés no monte Horebe, enquanto Moisés apresentava as ovelhas de seu sogro.

 

Deus mostra-se Glorioso e avisa sobre o deserto.

O Senhor viu que ele se aproximava para observar. E então, do meio da sarça Deus o chamou: “Moisés, Moisés!”
“Eis-me aqui”, respondeu ele.

Então disse Deus: “Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa”.

Antes de Deus jogar Moisés no deserto, O apareceu à Moisés e mostrou que realmente era o Deus Todo Poderoso, falando com Moisés no meio da sarça ardente.

E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. Êxodo 3:2

Glorioso, certo? Estar frente a frente com o Senhor em um lugar santo (pois Deus estava ali). Mas tudo tem seu preço… Deus fala com Moisés que ouviu o clamor de dores do povo que estava no Egito. Moisés foi avisado que seria levantado para livrar os escolhidos de Deus das mãos de Faraó.

Tendo Moisés questionado a Deus por não sentir-se suficiente à ser levantado como o escolhido, Deus o fortaleceu com palavras de motivação.

“E Deus disse: Certamente Eu serei contigo;”

Ta legal, confesso que a maior parte das vezes Deus nos avisa que iremos entrar na prova.  E com Moisés não foi diferente, pois Deus teve um particular com ele antes.

Então o Senhor levantou Moisés e o deu poderes para que o povo acreditassem que Deus verdadeiramente é o Senhor. Porem Moisés continuou questionando ao Senhor demonstrando ser incapaz fazer tal ação, pois tinha medo em seu coração de voltar a terra do Egito.

 

Mas tendo Moisés obedecido a Deus, o Todo poderoso falara mais a Moisés:

“Disse também o SENHOR a Moisés em Midiã: Vai, volta para o Egito; porque todos os que buscavam a tua alma morreram. Êxodo 4:19

Tomando Moisés a tua família para tornar a terra do Egito, o Senhor fala com Moisés para ficar atento em falar à faraó que libertasse o povo do Egito, mas adiantou dizendo que endurecera o coração de faraó.

“E disse o Senhor a Moisés: Quando voltares ao Egito, atenta que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão; mas eu lhe endurecerei o coração, para que não deixe ir o povo. Êxodo 4:21

E tudo conforme Deus havia dito, ocorreu a Moisés durante as promessas na terra do Egito.

 

Durante este tempo, Moisés, juntamente com seu irmão Arão passaram por pressões dos israelitas que os queixavam .

“E disseram-lhes: O Senhor atente sobre vós, e julgue isso, porquanto fizestes o nosso caso repelente diante de Faraó, e diante de seus servos, dando-lhes a espada nas mãos, para nos matar. Êxodo 5:21

Dentre tantos questionamentos, Deus ainda promete livrar os israelitas da mão de faraó:

“Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou o Senhor, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, e vos livrarei da servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes juízos.
Êxodo 6:6”

Repetia então, Moisés ao povo, todas as promessas que Deus fazia para com os seus.

“Deste modo falou Moisés aos filhos de Israel, mas eles não ouviram a Moisés, por causa da angústia de espírito e da dura servidão. Êxodo 6:9

Moisés volta a questionar com Deus. Pois foi ordenado à ir falar com faraó, mas virou para Deus e disse: “eis que os filhos de israel não me tem ouvidos, como pois me ouvirá faraó?”.

 

Todavia o Senhor falou a Moisés e a Arão, também lhes deu mandamento para os filhos de israel e para faraó, rei do Egito.

 

Moisés então continua os questionamentos. Mas Deus anima Moisés à falar outra vez a faraó. Mas já os deixem avisados que endureceria o coração do rei.

 

Durante as pragas…

Faraó queria resistir ao Deus vivo. Mesmo com tantas pragas mandada à Faraó por desobediência, o mesmo sentia-se no direito de aprisionar aos servos do Senhor. Também houve momentos em que ele foi muito hipócrita e mentiroso, pois fazia acordo com Deus (através do profeta Moisés) e era desleal em sua palavra

 

Porém, a vitória!!

Houve perseguições provas e lutas durante a missão do escolhido, mas Deus estava com ele assim como está conosco a todo momento de nossas vidas. E por mais que sejamos separados, sempre passaremos pelo vale ou deserto buscando alcançar o alvo que é a salvação de nosso Senhor.

 

“Todos tendem a passar pelo Egito antes de presenciar o poder de Deus (o mar se abrir)”. O escolhido nem sempre viverá de bençãos e vitórias, mas sim de desertos e vale.

 

Porém, em todas essas coisas somos mais do que vencedores por Aquele que nos amou!

Tags

Kevin Jhon

Kevin Jhon é o criador do projeto IDE, responsável pela parte técnica do site, youtube e aplicativo, juntamente com outros membros. Atualmente cursa faculdade de Direito mas é apaixonado e formado na área de tecnologia. Na igreja, é só mais um jovem no meio da mocidade que anima os amigos para projetos em grupos e buscar a Deus no monte :)

186 Comments

  1. Hey there would you mind letting me know which
    web host you’re working with? I’ve loaded your blog in 3 different web browsers and I
    must say this blog loads a lot faster then most.
    Can you suggest a good web hosting provider at a honest
    price? Cheers, I appreciate it!

  2. It is perfect time to make some plans for the future and it’s time to
    be happy. I have read this post and if I could I desire to
    suggest you few interesting things or tips. Maybe you could
    write next articles referring to this article.
    I want to read more things about it!

  3. I enjoy what you guys tend to be up too. This sort of
    clever work and exposure! Keep up the wonderful works guys I’ve included you guys to my personal blogroll.

  4. Woah! I’m really digging the template/theme of this site.

    It’s simple, yet effective. A lot of times it’s very hard to get
    that “perfect balance” between superb usability and visual appearance.
    I must say you have done a amazing job with this.
    Additionally, the blog loads very fast for me on Chrome.

    Excellent Blog!

  5. Nice blog! Is your theme custom made or did you download it from somewhere?
    A design like yours with a few simple adjustements would really make my blog jump out.

    Please let me know where you got your theme. Kudos

  6. Aw, this was a really good post. Finding the time and actual effort to create a very good article… but what
    can I say… I procrastinate a whole lot and don’t manage to get anything done.

  7. Hey just wanted to give you a quick heads up. The text in your
    post seem to be running off the screen in Firefox.
    I’m not sure if this is a formatting issue or something to do with browser compatibility but I figured I’d post to let you know.

    The design and style look great though! Hope you get the issue resolved soon. Many thanks quest bars http://bitly.com/3jZgEA2 quest
    bars

  8. This is very interesting, You are a very skilled blogger. I have joined your feed and look forward to seeking more of your magnificent post. Also, I’ve shared your website in my social networks!|

  9. Heya i’m for the first time here. I found this board and I find It really useful & it helped me out a lot. I hope to give something back and help others like you aided me.|

  10. It’s actually a great and useful piece of information. I’m glad that you
    just shared this helpful info with us. Please stay us informed
    like this. Thank you for sharing.

  11. This is the right webpage for everyone who would like to understand this topic. You understand so much its almost hard to argue with you (not that I actually will need to…HaHa). You definitely put a new spin on a topic which has been written about for ages. Wonderful stuff, just excellent!|

  12. I was curious if you ever thought of changing the layout of your blog? Its very well written; I love what youve got to say. But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it better. Youve got an awful lot of text for only having one or two pictures. Maybe you could space it out better?|

  13. Unquestionably believe that which you stated. Your favorite justification seemed to be on the net the easiest thing to be aware of. I say to you, I definitely get irked while people think about worries that they plainly do not know about. You managed to hit the nail upon the top as well as defined out the whole thing without having side-effects , people could take a signal. Will probably be back to get more. Thanks|

  14. Hi there, just become aware of your weblog thru Google, and found that it’s really informative. I am going to be careful for brussels. I’ll appreciate if you continue this in future. Lots of people will likely be benefited from your writing. Cheers!|

  15. Hello There. I discovered your blog the use of msn. This is a really smartly written article. I’ll make sure to bookmark it and come back to learn extra of your useful information. Thanks for the post. I will definitely comeback.|

  16. I don’t even know how I ended up here, but I thought this post was good. I don’t know who you are but definitely you are going to a famous blogger if you aren’t already 😉 Cheers!|

  17. I do accept as true with all the ideas you’ve offered on your post.
    They’re really convincing and will certainly work.
    Still, the posts are very quick for beginners.
    Could you please extend them a little from subsequent time?
    Thanks for the post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker