Estudos BiblicosSe alimentando da Palavra

O escolhido do Senhor

Veremos no livro de êxodo o nascimento de um escolhido por Deus para marcar a história do povo de Israel.

Nascido em tempos de guerra, onde aflição e angústia reinava pelo nome do rei do Egito.
Moisés nasce em tempos difíceis mas Deus o escolhe desde o ventre da sua mãe para a realização de uma grande obra.

“Quando há no coração de Deus o desejo de levantar alguém, este alguém será colocado de pé em qualquer situação. O ungido não morre em meio a guerra, pois Deus os protege debaixo de suas mãos.”

 

Ta na hora, Moisés!

E tendo Moisés já crescido, não poderia ficar mais em sua terra. Pois começara a perseguição e o rei procurava o matar.

“Vai Moisés, o tempo já chegou. Você cresceu e não é filho de faraó”.

Moisés não tinha Faraó como seu pai. A Bíblia vai nos relatar que o mesmo tinha sido adotado depois que sua irmã o lançou no Rio e a filha de Faraó o encontrou.

Após ter ido embora, Moisés se debara com uma situação dentre os pastores e as filhas de um sacerdote de Midiã, a qual defendeu as varoas. Contudo, depois passou a morar com o sacerdote e casou-se com Zipora e foi gerado Gerson como filho.

Podemos observar que, em meio a momentos difíceis, Moisés se depara com um caminho para a porta que Deus o abrira. Ganhou uma família abençoada e uma vida mais tranquila até então.

 

Mas vendo Deus que devera levantar alguém para livrar o povo do Egito, pois os filhos de Israel clamaram e seu clamor subiu a Deus. O Todo Poderoso aparece para Moisés no monte Horebe, enquanto Moisés apresentava as ovelhas de seu sogro.

 

Deus mostra-se Glorioso e avisa sobre o deserto.

O Senhor viu que ele se aproximava para observar. E então, do meio da sarça Deus o chamou: “Moisés, Moisés!”
“Eis-me aqui”, respondeu ele.

Então disse Deus: “Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, pois o lugar em que você está é terra santa”.

Antes de Deus jogar Moisés no deserto, O apareceu à Moisés e mostrou que realmente era o Deus Todo Poderoso, falando com Moisés no meio da sarça ardente.

E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. Êxodo 3:2

Glorioso, certo? Estar frente a frente com o Senhor em um lugar santo (pois Deus estava ali). Mas tudo tem seu preço… Deus fala com Moisés que ouviu o clamor de dores do povo que estava no Egito. Moisés foi avisado que seria levantado para livrar os escolhidos de Deus das mãos de Faraó.

Tendo Moisés questionado a Deus por não sentir-se suficiente à ser levantado como o escolhido, Deus o fortaleceu com palavras de motivação.

“E Deus disse: Certamente Eu serei contigo;”

Ta legal, confesso que a maior parte das vezes Deus nos avisa que iremos entrar na prova.  E com Moisés não foi diferente, pois Deus teve um particular com ele antes.

Então o Senhor levantou Moisés e o deu poderes para que o povo acreditassem que Deus verdadeiramente é o Senhor. Porem Moisés continuou questionando ao Senhor demonstrando ser incapaz fazer tal ação, pois tinha medo em seu coração de voltar a terra do Egito.

 

Mas tendo Moisés obedecido a Deus, o Todo poderoso falara mais a Moisés:

“Disse também o SENHOR a Moisés em Midiã: Vai, volta para o Egito; porque todos os que buscavam a tua alma morreram. Êxodo 4:19

Tomando Moisés a tua família para tornar a terra do Egito, o Senhor fala com Moisés para ficar atento em falar à faraó que libertasse o povo do Egito, mas adiantou dizendo que endurecera o coração de faraó.

“E disse o Senhor a Moisés: Quando voltares ao Egito, atenta que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão; mas eu lhe endurecerei o coração, para que não deixe ir o povo. Êxodo 4:21

E tudo conforme Deus havia dito, ocorreu a Moisés durante as promessas na terra do Egito.

 

Durante este tempo, Moisés, juntamente com seu irmão Arão passaram por pressões dos israelitas que os queixavam .

“E disseram-lhes: O Senhor atente sobre vós, e julgue isso, porquanto fizestes o nosso caso repelente diante de Faraó, e diante de seus servos, dando-lhes a espada nas mãos, para nos matar. Êxodo 5:21

Dentre tantos questionamentos, Deus ainda promete livrar os israelitas da mão de faraó:

“Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou o Senhor, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, e vos livrarei da servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes juízos.
Êxodo 6:6”

Repetia então, Moisés ao povo, todas as promessas que Deus fazia para com os seus.

“Deste modo falou Moisés aos filhos de Israel, mas eles não ouviram a Moisés, por causa da angústia de espírito e da dura servidão. Êxodo 6:9

Moisés volta a questionar com Deus. Pois foi ordenado à ir falar com faraó, mas virou para Deus e disse: “eis que os filhos de israel não me tem ouvidos, como pois me ouvirá faraó?”.

 

Todavia o Senhor falou a Moisés e a Arão, também lhes deu mandamento para os filhos de israel e para faraó, rei do Egito.

 

Moisés então continua os questionamentos. Mas Deus anima Moisés à falar outra vez a faraó. Mas já os deixem avisados que endureceria o coração do rei.

 

Durante as pragas…

Faraó queria resistir ao Deus vivo. Mesmo com tantas pragas mandada à Faraó por desobediência, o mesmo sentia-se no direito de aprisionar aos servos do Senhor. Também houve momentos em que ele foi muito hipócrita e mentiroso, pois fazia acordo com Deus (através do profeta Moisés) e era desleal em sua palavra

 

Porém, a vitória!!

Houve perseguições provas e lutas durante a missão do escolhido, mas Deus estava com ele assim como está conosco a todo momento de nossas vidas. E por mais que sejamos separados, sempre passaremos pelo vale ou deserto buscando alcançar o alvo que é a salvação de nosso Senhor.

 

“Todos tendem a passar pelo Egito antes de presenciar o poder de Deus (o mar se abrir)”. O escolhido nem sempre viverá de bençãos e vitórias, mas sim de desertos e vale.

 

Porém, em todas essas coisas somos mais do que vencedores por Aquele que nos amou!

Tags

Kevin Jhon

Kevin Jhon é o criador do projeto IDE, responsável pela parte técnica do site, youtube e aplicativo, juntamente com outros membros. Atualmente cursa faculdade de Direito mas é apaixonado e formado na área de tecnologia. Na igreja, é só mais um jovem no meio da mocidade que anima os amigos para projetos em grupos e buscar a Deus no monte :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker