Estudos Biblicos

A unção que despedaça o jugo

E acontecerá, naquele dia, que a sua carga será tirada do teu ombro, e o seu jugo do teu pescoço; e o jugo será despedaçado por causa da unção. Isaías 10:27

Isaías, cujo o nome tem por significado  ‘O Senhor é a Salvação’, é considerado o maior de todos os profetas do antigo testamento, sendo também o mais citado no novo testamento, ele profetizou durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaze, Ezequias (reis de Judá).

* Possivelmente tenha iniciado o seu ministério no mesmo ano da morte do rei Uzias, cerca de 740 a.c.

 

Após passarem por aproximadamente meio século de bonança e prosperidade, Israel e Judá caíram em extremo conflito religioso. Israel tinha sucumbido a idolatria aos deuses pagãs babilônicos, Judá ainda com aparente ortodoxia (que segue fielmente um princípio), gradualmente se contaminavam aponto de tolerar a idolatria, a injustiça e a imoralidade dos babilônicos.

 

Por ter total conhecimento da falta grave de ambos os reinos, Isaías sabia das consequências que lhes iriam sobrevir. Deus permitiu que Israel e Judá fossem dominados por três reinos distintos: Síria, Assíria e Babilônia.

 

No versículo em questão, Deus encoraja os remanescentes com a promessa de livramento do cativeiro no tempo determinado.

 

Vale ressaltar que, ao profetizar, Isaías utiliza as seguintes expressões: carga tirada do ombro, jugo retirado do pescoço e jugo despedaçado por causa da unção.

“Carga” diz respeito a um peso extra que era necessário carregar por alguns motivos. A maioria das cargas eram carregadas por animais ou escravos.

Já o “Jugo” é uma peça feita de madeira que servia para unir dois bois, para que andem no mesmo compasso enquanto puxavam uma carroça ou um arado.

 

  • No sentido figurado, essas expressões denotam o domínio, opressão e submissão.

A profecia em contra-partida, indica a afluente libertação. Essa libertação dada por uma intervenção Espiritual.

 

Isaías sendo considerado o Profeta messiânico, por todas as profecias proferidas a respeito doGrande libertador de Israel, mais uma vez ele faz luz a seu titulo, pronunciando que a libertação só ocorrerá por meio de uma atividade devidamente expressada.

Tags
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker