Perguntas e Respostas

Por que Deus criou o homem?

Que é o homem, para que tanto o engrandeças, e ponhas nele o teu coração, E cada manhã o visites, e cada momento o proves? Jó 7:17,1

nesse versículo,  Jó indica ser o primeiro homem a indagar sobre quem é o homem,e ainda encontramos outros textos nas Escrituras sagradas com estas indagações como em Salmos 8,4 e 144,3. Para que Deus criou o homem e zela dele.

Primeiro: vemos na criação do homem um ato de amor, uma vontade Divina de demonstrar em obra de Sua mão o seu infinito amor.

 

Segundo: teologicamente não classificamos isto em uma ordem de sequência, Deus criou o homem para o adorar, ao Deus o chamar de homem já podemos notar este sentido de adorador, no grego original a palavra homem , anthropos que se relaciona também com o nome Adão e de acordo com a língua semítica significa (aquele que olha para cima) . Entendemos pelas Escrituras sagradas que no pensamento de Deus então Ele estava criando um ser excelente que iria olhar para cima em busca de adorar o seu Criador. Vemos que todo ser humano tem dentro de si um desejo de adorar, mas por falta de conhecimento do seu verdadeiro Criador adoram qualquer coisa.

 

Terceiro Deus criou o homem com a capacidade de gerar outro ser igual a ele, Deus poderia ter criado a humanidade toda de uma só vez como Fez no mundo angelical, mas para demonstrar e dividir com o ser humano o gozo de ter filhos deu Deus essa honra ao homem de compartilhar com ele esse ato tão sublime de ter filhos e sabemos pela Palavra de Deus q os filhos q geramos não são nossos, são herança de Deus e pertence a Ele.

 

Quarto: Deus criou o homem para governar sobre tudo da natureza que o próprio Deus criará. A formação do homem foi exclusiva, foi criado com capacidades diferenciadas de todos os outros seres criados. A imagem e semelhança de Deus foi criado e entendemos teologicamente que não se trata da aparência física de Deus, o que de fato a significa é: a capacidade que Deus deu ao homem sobre as demais coisas – a personalidade, a razão, domínio, poder de exercer juízo sobre a terra, sabedoria, inteligência, capacidade de fazer escolhas e de entender e distinguir entre o certo e o errado. Deus criando o homem, também criou filhos para na terra juntamente com Ele governar. Deus o criou com ética, moral  e personalidade, um ser gregário, um ser social. A nenhuma outra criatura criada foi exigido uma obediência a Deus, mas foram apresentadas ao primeiro homem para que dominassem sobre elas.

 

Finalizando:  após a queda do homem no jardim do Éden foi perdida essa grandeza do homem original ficando apenas o seu livre arbítrio para que ainda o homem se lembrasse do seu Criador e voltasse atrás com arrependimento e receber de volta aquilo que havia perdido com a queda. Mas Deus na sua infinita misericórdia imediatamente, após o pecado do primeiro filho do homem, apresenta seu projeto de reconciliação, de restituição (Jesus o único que pode restaurar o ser humano e devolver-lhe o direito de filiação e o retorno da graça no ser humano. Deus nos criou com um lindo propósito, um propósito eterno. Retornemos a Ele para que recomece em nós este princípio maravilhoso de Deus para cada ser humano .

Tags

Kevin Jhon

Kevin Jhon é o criador do projeto IDE, responsável pela parte técnica do site, youtube e aplicativo, juntamente com outros membros. Atualmente cursa faculdade de Direito mas é apaixonado e formado na área de tecnologia. Na igreja, é só mais um jovem no meio da mocidade que anima os amigos para projetos em grupos e buscar a Deus no monte :)
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker