Devocionais

Quem é o meu próximo?

O primeiro grande mandamento é: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. E o segundo, semelhante ao primeiro, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Mateus 22:36-39

Ciente desse mandamento, certo doutor da lei perguntou a Jesus quem era o seu próximo. E Jesus, como bom mestre, respondeu-lhe contando uma parábola. A parábola do bom samaritano.

Temos na parábola, um homem que necessitava de ajuda, pois havia sido saqueado e espancado por salteadores. Passou por aquele homem um sacerdote e um levita, entretanto nenhum deles ajudou o homem necessitado. Passou então um samaritano, que vendo aquele homem, moveu-se de intima compaixão, atou-lhe as feridas e cuidou dele. Lucas 10:25-37

Cabe ressaltar que os sacerdotes e os levitas, assim como aquele doutor da lei, conheciam os mandamentos de Deus, porém não viram aquele homem como seu próximo.

Jesus, ao contar essa parábola, nos ensina que a pergunta certa a se fazer é: de quem eu posso ser próximo? E que o nosso próximo é qualquer pessoa necessitada.

“E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam”. Lucas 6:32.

No dia a dia nos deparamos com varias oportunidades de ajudar o próximo, se atentarmos para o ensinamento da parábola, vamos perceber que o nosso próximo não é apenas parentes, amigos ou pessoas do nosso convívio social, mas qualquer pessoa necessitada.

Ao concluir a parábola, Jesus nos chama a pratica. Lucas 10:37. Tão importante como conhecer a palavra de Deus, é viver aquilo que ela nos ensina.

Agora que sabemos quem é o nosso próximo, cabe a nós colocarmos em pratica esse ensinamento que o próprio Jesus nos deixou ao contar essa parábola.

Kevin Jhon

Kevin Jhon é o criador do projeto IDE, responsável pela parte técnica do site, youtube e aplicativo, juntamente com outros membros. Atualmente cursa faculdade de Direito mas é apaixonado e formado na área de tecnologia. Na igreja, é só mais um jovem no meio da mocidade que anima os amigos para projetos em grupos e buscar a Deus no monte :)
Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker